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Marketing digital durante tempos de crise

É preciso estar presente onde seu público se encontra e quando ela buscar por aquilo que sua empresa tem a oferecer.
13. 08. 16
posted by: Kendra Chihaya
Acessos: 2907
 

Além de ser uma excelente ferramenta para fazer com que sua empresa esteja no local certo e na hora certa para seu público, pode evidenciar a sua marca tornando-a referência em informações especializadas para seu target

Muitas empresas ainda enxergam as ações de marketing como uma “despesa”, ou “custo” que servem apenas para simplesmente agradar os clientes, promover a marca, sem ligação com um retorno financeiro direto. Em momentos de crise, então, as empresas querem enxugar custos e infelizmente diminuindo seus investimentos em marketing, sem perceber que isso pode fazer a diferença entre se manter ou não no mercado.

O maior erro nessa concepção é que o marketing não é um custo, mas sim um investimento que é capaz de gerar resultados imediatos e também no longo prazo para sua empresa. Um investimento que quando bem aplicado e desenvolvido, conquista novos cliente, inclusive auxiliando diretamente no fechamento de novos negócios. Sendo assim, um dos poucos investimentos que pode ser um diferencial para superar os momentos de crise, destacando a empresa frente a outras no mesmo segmento.

Dentre os objetivos de qualquer ação de marketing está o de gerar vendas através da conquista e fidelização dos clientes, permitindo a manutenção e o crescimento da empresa, a custo, médio e longo prazo. Os objetivos do marketing digital, quando realizado de forma estratégica, não são diferentes, pois permite realizar ações vinculadas a um retorno claro, que permita métricas para a mensuração dos resultados. A seguir 6 razões para investir em marketing digital, principalmente, em momentos de crise.

 

Estar disponível para o público

São vários motivos para se investir em Marketing digital. Ele é uma das poucas ferramentas que permitirá com que sua empresa esteja disponível para seu cliente no momento em que ele estiver procurando por seu produto ou serviço. Ao investir em ações estratégicas e bem planejadas em marketing digital (redes sociais, buscadores, mobile, site com design responsivo, anúncios, links patrocinados, SEO, AdWords, marketing de conteúdo, blogs entre outros) estará garantindo que a empresa esteja visível ao alcance do potencial cliente, pronta para realizar um negócio, pois, mesmo em momentos de crise, sempre há alguém interessada em seu serviço ou produto.

 

Evidenciar a Marca

O marketing digital permite que sua empresa esteja sempre em evidencia, principalmente quando se utiliza de técnicas de ‘Inbound marketing’ para oferecer ao seu público conteúdos que agreguem valor ao dia-a-dia das pessoas com o intuito de informar, ensinar ou mesmo solucionar problemas do seu público alvo. A criação de conteúdo inteligente com uma linguagem adequada, clareza, objetividade, escolha assertiva da rede para divulgação transforma essa estratégia em relacionamento, criando uma percepção positiva do público a respeito da sua marca tornando possível atrair, reter e fidelizar seus clientes.

 

Mensurar ações em tempo real

Outra grande vantagem das ações promocionais nos meios digitais é que tudo pode ser medido. Pois é possível identificar quais ações geram mais resultados e, consequentemente, mais vendas para seu negócio.  Permitindo corrigir ações e estratégias que não estão gerando o retorno desejável para o negócio.

 

Melhorar a experiência do consumidor

Também é possível adquirir informações sobre seus clientes por meio das redes sociais, pesquisas de mercado, blogs e utilizá-las para aprimorar a experiência com sua marca, agregando valor ao seu negócio e ganhando vantagem competitiva em seu setor. O trabalho eficaz com os dados pode trazer insights, acesso de forma antecipada a tendências futuras de mercado, melhorar o nível do serviço oferecido, desenvolver novos produtos baseados nas expectativas dos consumidores, reduzir custos com procedimentos desnecessários e gerar novas vendas.

 

Sinônimo de Inovação

Possuir um website moderno, responsivo, com uma arquitetura digital diferenciada, que apresente informações de relevância e referência, em qualquer dispositivo de comunicação, para o seu público, é sinônimo de inovação. E pesquisas já destacaram que os consumidores confiam mais em empresas que possuem uma boa apresentação digital, em vez de outras empresas que as vezes nem possuem website. Além disso, ter seu website acessível em todas as plataformas de comunicação fornece várias vantagens como melhor posicionamento nos sites de buscas, facilidade de marketing e gestão de conteúdo, melhor performance na internet entre outros.

 

Mais acessível que o Marketing Tradicional

As ações de marketing tradicional, como os comerciais de rádio e TV, produzem bons resultados, porém exigem um investimento tão alto que, principalmente para as pequenas e médias empresas, chega a ser proibitivo. Além disso, estas ações podem não ser tão eficientes, uma vez que atingem um grande número de pessoas que não se interessam por seu produto ou serviço. Os investimentos em marketing digital são bem menores e permitem que sua empresa alcance seu público-alvo de forma mais assertiva e sem perder o foco com quem não é seu público, independentemente do tamanho de sua empresa.

 Se em sua concepção nada disso for uma razão para se investir em marketing digital, faça uma consulta no Google por seu produto ou serviço. Perceberá que seu concorrente já está investindo em Marketing Digital, pois será o produto ou serviço dele que encontrará na primeira página da busca, e não o seu. E assim concluirá que deixar de investir em marketing digital é facilitar o trabalho de seu concorrente, perder clientes importantes e por fim, deixar que a crise tome conta do seu negócio e seu dinheiro.

 

 Autora: Kendra Chihaya - Especialista em Gestão da Comunicação Pública, Empresarial & Marketing

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